27 junho, 2010

o gp da europa

Não falei nada a respeito do GP do Candá. Então lá vai: lindo cenário, louca corrida. A Bridgestone mandou para a prova pneus tremendamente diferentes que deixaram a maior parte dos pilotos tremendamente confusos, já que os macios não aguentavam mais do que seis voltas e os duros não eram lá uma maravilha. No fim das contas, o efeito foi parecido com o de uma chuva. Hamilton ganhou, seguido por Webber e Vettel.

Já o GP da Europa, acontecido em Valência, seria um fiasco absoluto para o público se não fosse a capotagem de Webber, que decolou com seu Red Bull depois de subir (literalmente) no Lotus de Reikki Kovalainen. Deu um loop no ar, caiu de pé ainda em velocidade e se esborrachou na barreira de pneus. Menos mal, o canguru maneta saiu ileso do ocorrido.

Não é a primeira vez que Webber vê o mundo de ponta-cabeça. Em 1999 ele pilotava seu Mercedes CLK GT-R em Le Mans quando um efeito aerodinâmico fez seu carro decolar sem mais nem menos e acabar no meio das árvores. Naquela ocasião o trauma do acidente deixou o australiano em choque uns dias no hospital, e por prudência a fábrica alemã retirou seus carros da prova.

O carro de segurança entrou na pista e formou-se uma fila nos boxes. Nessa, Massa caiu para o fundo do grid e Koba, Koba Maravilha, o japonês batuta da Sauber, se manteve na pista heroicamente se segurando na terceira colocação até 54 das 57 voltas da corrida, e só entrou nos boxes no finalzinho para fazer sua troca regulamentar de pisantes. Voltou em oitavo e passou Alonso (yeah) e Buemi na última volta - NA ÚLTIMA VOLTA!!!!!.

De resto, nada demais. Aconteceram uma série de punições envolvendo o safety car que pouco mudaram o resultado da prova e os tilkódromos deveriam ser explodidos pelo bem da F1.

Nenhum comentário: