13 março, 2013

a temporada de 2013

Existe uma diferença brutal entre o que você acha que pode acontecer e o que você torce para acontecer. O otimista geralmente não faz distinção entre a primeira e a segunda. Já eu, com minha natureza pouco disposta a contar com os ovos antes da galinha e prefiro deixar o emocional distante do racional.

Assim, portanto, elaboro duas listas sobre a temporada de 2013 da F1. Uma com os resultados que eu acho e outra com os resultados que eu gostaria que acontecessem. A eles.

Classificação que eu torço para acontecer na F1 2013
1º Jenson Button
2º Sebastian Vettel
3º Fernando Alonso
4º Kimi Raikkonen
5º Lewis Hamilton

Notas: as poucas mudanças de regulamento entre 2012 e 2013 me fazem acreditar que a despeito do que indicam os testes de pré-temporada, no "mundo real" os carros vão andar mais ou menos na mesma ordem que estavam no fim do ano passado - quando a McLaren tinha o melhor carro do grid.

Apesar de ter alternado momentos apagados com geniais em 2012, Button encerrou a última temporada com uma bela vitória em Interlagos - feito que ficou em segundo plano por conta do caos que foi a prova em São Paulo. Como única estrela da McLaren, tem de tudo para ter um grande ano.

Já não pretendo torcer para Vettel por uma razão muito simples: ele já venceu demais nos últimos anos. Claro, posso mudar de casaca rapidinho se o carro de Alonso começar a andar mais do que prevejo - eu torço abertamente contra o espanhol.

Resultados que eu acho que vão acontecer em 2013
1º Sebastian Vettel
2º Fernando Alonso
3º Jenson Button
4º Felipe Massa
5º Mark Webber

Sim, o carro da Ferrari não era uma beleza no começo da temporada de 2012, mas também era menos pior do que dizia o teatral Fernando Alonso. Mas o carro da Red Bull também não era dos mais confiáveis. Cada um na sua. Em condições normais, nada indica que teremos uma temporada de grandes surpresas entre os dois ponteiros.

Mas não que seja uma temporada chata. Não duvido que no fim do ano a diferença entre os três primeiros - Vettel, Alonso e Button, no caso desta lista - seja muito maior do que 15 pontos.

Na verdade carros melhores e/ou mais confiáveis na Ferrari e na Red Bull irão beneficiar sobretudo seus colegas de equipe, fazendo com que Massa e Webber tenham desempenho mais digno, jogando Raikkonen para fora do Top5. E, juro, espero ter errado feio nessa.

Nenhum comentário: