13 setembro, 2010

o gp da itália

Ainda que não levante a taça no final do ano, Fernando Alonso conquistou seu devido lugar no Olimpo dos tifosi ao ser o primeiro a cruzar a linha de chegada do Grande Prêmio da Itália, disputado na mítica pista de Monza, à bordo de seu Ferrari. Foi nesta mesma pista que em 2006 Michael Schumacher, então herói sagrado por aquelas bandas, anunciou que estava pendurando suas sapatilhas e fez todo tipo de jura de amor eterno à scuderia, sem imaginar que três temporadas depois voltaria ao batente vestindo o macacão prateado da Mercedes Benz. Carentes de um ídolo, talvez o feito de Alonso deste último domingo o lance à condição de Rei de Maranello sem muitas cerimônias. Quanto à Massa, ele virou assunto para outro post.

A última vitória de um carro da Ferrari em Monza foi em 2006, pelas mãos de Schumacher. Já em 2008 Sebastian Vettel levantou a primeira taça de sua carreira na pista italiana, à bordo de seu Toro Rosso na primeira e única vitória de um propulsor Ferrari em um chassi feito por outro time  - o que rendeu uma festinha dos fãs menos sensatos. Ironicamente, há algumas temporadas que os carros da scuderia não se dão muito bem em Monza, que viu duas vitórias na McLaren e uma da Brawn no quintal de sua própria casa nos últimos anos.

Hamilton bateu logo na primeira volta e Webber teve uma participação discreta, chegando em quinto e recuperando a ponta da tabela por cinco pontinhos, aka uma merreca. A vitória de Alonso do Button em segundo joga ainda mais lenha no campeonato, que está completamente aberto a cinco provas de seu encerramento. Se eu tivesse R$10 para apostar, deixaria R$3 no Webber, R$2 com Hamilton, Button e Vettel e R$1 com Alonso.

E apenas para constar: Monza é a pista mais veloz do calendário da F1 e lá costuma se registrar as maiores velocidades máximas da categoria. Em 2005, na época dos motores V10 de três litros e 970cv que podiam ser trocados a qualquer momento as máximas dos carros de ponta eram de cerca de 370km/h. Já neste ano, com motores 2.4 V8 que devem durar pelo menos três provas e uns 700cv, as melhores máximas foram de cerca de 340km/h.

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