Ok, a GM quebrou e agora sobreviverá graças a uma ajuda governamental num movimento encabeçado pelo presidente Barack Obama. A desculpa oficial para a estatização da empresa é que a merda poderia ser pior se deixassem a empresa simplesmente quebrar. E de fato, seria.
Curioso, isso. No fim das contas, o estado acabou sendo refém da má administração de uma empresa gigante. Ficou claro que Obama não quis manter a GM em operação porque ele acha que os Chevrolets são excelentes carros que devem sobreviver à história, mas sim que por trás de um bando de executivos incompetentes há milhares de operários no chão da fábrica que não têm nada a ver com isso e precisam pagar suas contas.
Agora fico aqui, pensando em probabilidades. Como seria acontecesse uma desgraça e o FHC ou o Lula tivessem que, por exemplo, estatizar a Vale? Ou se essa crise acontecesse há 20 ou 30 anos, e Nixon ou Reagan tivessem que estatizar a GM com a União Soviética do outro lado da cortina de ferro dando um leve sorriso com aquela cara de "é mesmo?"?
Em qualquer um desses casos criados em minha mente, imagino gritarias horrendas de grupos políticos, religiosos, médicos e o escambau. Mas Obama é um cara de sorte. Conseguiu fazer o improvável sem sofer qualquer tipo de questionamento ideológico (afinal, isso é demodê desde 1989).
Há uma comediazinha romântica idiota que as vezes passa na TV chamada "de volta para o passado", em que um sujeito nasce e passa a vida toda junto de seus pais num abrigo nuclear, e quando sai, passa por aventuras do barulho com uma galerinha da pesada (tm Rede Globo). No final, é revelado ao pai do sujeito (interpretado pelo Cristopher Walken, sempre impagável), anticomunista ferrenho, que a guerra fria havia acabado sem o disparo de uma bala. A fala que se segue é mais ou menos assim (obviamente, deturpado por minha mente suja)
-Acabou? Eles simplesmente se entregaram? Esses comunistas são muito espertos. Aposto que eles pediram dinheiro emprestado para o ocidente. Pediram, não pediram? É, de fato esses comunistas sempre foram muito espertos.
Um comentário:
altas confusões!!
Postar um comentário