18 maio, 2009

o racha

A FIA está sem pé de guerra com várias equipes de F1 por causa de uma regra que seria instituída no ano que vem, que limitaria o orçamento das equipes em 40 milhões de libras esterlinas. O resultado é que enquanto isso viabilizou o anúncio de pelo menos mais três times para 2010, outras quatro tão falando que vão sair.

Caso a caso, vamos lá.

Quem diz que vai sair:

Ferrari - Claro que eles iam reclamar. Primeiro, porque eles estão mal acostumados. Por cinquenta e tantos anos, eles foram tratados a pão de ló pela FIA, e pela primeira vez confrontados, querem sair do jogo. Nada mais natural, já que eles têm a maior capacidade da categoria em arrecadar fundos. Depois, que outras partes da equipe precisam dessa grana pra sobreviver. Eles precisam dessa grana pra garantir o macarrãozinho das crianças.

BMW - Eles realmente acreditam que não deve haver limitação no nível técnico da F1. São verdadeiramente puristas, nobres e dedicados ao automobilismo. Talvez sejam ridicularizados por isso, mas todo mundo evita comentar.

Renault - Não importa de que lado fique, Flavio Briatore é um idiota.

Toyota - Desde que a Honda arregou vergonhosamente e deixou pra trás um espólio que subitamente se tornou vencedor, os japoneses que sobraram resolveram se manter na categoria para mostrar que não têm medo de desafios. Exatamente por causa disso, estão desesperadamente procurando uma desculpa pra sair dessa encrenca.

Red Bull/Toro Rosso - As duas esquipes de Bern Mastechitz têm motores de times que estão pensando em sair da F1. Como ele é mais esperto que você e que todas as pessoas que você conhece, engrossa o coro dos insatisfeitos, mas no fundo não está nem aí.

Quem diz que fica:
McLaren - Na realidade, não disse porcaria nenhuma. Depois de levar bronca da FIA por causa da mentira de Hamilton na Austrália e da Mercedes porque o carro desse ano é uma porcaria, eles resolveram não arrumar confusão com ninguém. Ultimamente eles viraram o Kenny da F1.

Brawn - Nasceram esse ano e lideram o campeonato. Serão campeões esse ano. É claro que eles ficam. Tão amando todo mundo.

Force Índia - Sério, te interessa?

Williams - O velho Frank anda mal das penas e tudo o que ele mais quer é poder fazer mais com menos dinheiro. Será o cara que mais ganhará com a tal restrição orçamentária. Além disso, os carros da F2, categoria de acesso que pode estrear a qualquer segundo deste ano foram desenvolvidos por ele.

Quem entra (aka "vem fazer figuração")

Lola - antigo fabricante de carros esportivos norte-americano se prepara para voltar à categoria e a dar um tremendo vexame mais uma vez. Da última vez que correu na F1, em 97, eram 12 segundos mais lento que o pole.

USPGE - Outro time dos EUA, que ainda poderá ser rebatizado de Penske. Está todo empolgado para fazer papel de idiota nas últimas colocações no ano que vem.

iSport - Time da GP2 acostumado a liderar. Terá o melhor desempenho das 3, e provavelmente conseguirá largar na 20ª posição num dia que o vento estiver a favor.

Conclusão

Quem quer sair é fominha, quem quer ficar é pão duro e quem quer entrar deixou o amor próprio na outra calça. Todo mundo perde.

3 comentários:

Rafael Guilherme disse...

Genial, como sempre!

Abraços Jão, saudades! Sou seu fã!

Unknown disse...

Como não gosto de puxar saco e jogar confete, não vou poder falar nada.

Unknown disse...

Valeo, Rafael. =]

Abração, cara.