30 setembro, 2009

pra entender política

Coisa de dois posts atrás um desconhecido me fez o favor de chamar de extrema direita e fugiu a tempo de não me ver rir da cara dele. Enfim, provocado, resolvi fazer este rápido guia a respeito de minhas percepções da política tupiniquim:

PSDB - Formado no final dos anos 80 pela fina nata da intelectualidade brasileira, seus inúmeros sociólogos, economistas, médicos e juristas já escreveram teses e teses sobre todos os males que afetam o Brasil e os brasileiros. Mas entender os problemas não significa que eles tenham quaisquer interesses em acabar com eles. Muito pelo contrário.

DEM - Se o Dick Vigarista tinha o Mutley, o PSDB tem o DEM. Eles basicamente fazem o trabalho sujo e abastecem teorias da conspiração dentro dos centros acadêmicos.

PP - Pense no universo. Nas estrelas, nos planetas, no sol. Na Terra. Nas árvores, nos rios, nos animaizinhos. Olhe bem. Foi o Maluf que fez.

PMDB - Sabe aquela banda superlegal dos anos 70? Que começou tocando nos festivais e levando o público ao delírio, e que hoje ganha a vida com coletâneas e apresentações em programas de auditório de quinta categoria? Os mais novos não ligam pra ela, mas os fãs da velha guarda olham pros discos mais novos e, horrorizados, se perguntam o que diabos aconteceu. Então, esse é o PMDB.

PRTB - Um partido com várias idéias, desde que todas elas envolvam o aerotrem.

PV - Um dia, um bando de maconheiros resolve fazer um luau. Vendedores ambulantes chegam e começam a fazer algum dinheiro com o pessoal da festa. Maconheiros vão embora, vendedores compram a área e constroem um shopping.

PDT - Sujeito resolve ganhar a vida como sósia de um astro da década de 40. Ninguém mais lembra do astro, ninguém liga pro sósia.

PT - Garoto feio e pobre chega em escola e conquista a simpatia dos professores e das meninas. Imediatamente passa a ser odiado por uma metade dos filhinhos de papai e amado pela outra. Os dois grupos vivem a brigar e a se xingar, mas na hora do recreio, todo mundo come a mesma merenda.

PCdoB - Formado basicamente por pessoas educadas e bem instruídas que querem mudar a vida das pessoas para melhor, mas não têm a mínima idéia de como fazer isso.

PSTU - Formado basicamente por pessoas educadas e bem instruídas que querem mudar a vida das pessoas para melhor, mas não têm a mínima idéia de onde deixaram seus calmantes.

PSOL - Garotinho assiste a filme do Superman e tenta voar pulando do segundo andar com uma toalha no pescoço, fazendo vezes de capa. Se surpreende ao constatar que quebrou a perna.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu não faria melhor.

Rah disse...

Muito bom! Hehe

Paula disse...

Talvez você nem leia esse comentário, uma vez que o post é antigo.
O fato é que cheguei aqui através do Twitter. Gostei de um comentário que alguém retuitou ou respondeu, eu vi, li sua TL, gostei e pronto.. cá estou lendo todas as postagens e me encantando com sua escrita crítica, ácida e recheada de um sarcasmo ímpar e sutil.

Sucesso sempre, João!