09 julho, 2008

incompetência versus pirataria

O filme Death Proof, a metade de Grindhouse dirigida por Quentin Tarantino, foi lançado nos EUA em abril de 2007. A Europa Filmes, que distribui os filmes do diretor por aqui, conhecida por sua lerdeza, transferiu o lançamento do DVD no Brasil para... outubro deste ano. Sim, outubro. Nada no mundo justifica 17 meses de enrolação em um tempo que o download de um filme de 700MB não demora mais do que 5 horas.

É fácil de se entender que os estúdios e distribuidoras de filmes não estão de adaptando muito bem à internet, mas esse é um caso explícito de burrice corporativa. O que diabos o pessoal da Europa filmes está pensando em segurar o filme por tanto tempo? Embargo? Criar expectativa? Eu esperei o máximo que pude, mas chegou uma hora que fica impossível respeitar uma empresa que não respeita seu público.

Cada parte de Kill Bill foi lançada no Brasil com 9 meses de diferença para os EUA, mas naquela época minha internet não iria agüentar o tranco; a parte de Grindhouse dirigida por Robert Rodriguez, Planeta Terror, foi lançada em janeiro, um prazo quase aceitável. Mas Death Proof ser lançado em outubro é forçar demais a amizade. A solução para isso? Downloads. A Europa filmes me faz pensar que isso não é exatamente pirataria, mas sim seleção natural.

Quem não se adapta, morre, enfim.

Um comentário:

TL Sid disse...

Dá pra ter dois filhos na espera do filme.