03 julho, 2006

pixar, carros

Contém spoilers, um monte deles.
Os pneus de Relâmpago McQueen são da marca Lightyear.

Em algumas cenas, as núvens parecem marcas de pneu; em outras, as montanhas são o rabo-de-peixe do Caddilac Eldorado ´62.

A "nova" pintura feita por Ramone em Relâmpago McQueen é uma referência a pintura original do Chevrolet Corvette ´55.

Na década de 50, as corridas de stock cars eram disputadas em dirty tracks - pistas ovais de terra ou areia - o que explica o motivo de Doc Hudson ser tão bom em pistas sem pavimento.

Regra é regra: Pelas leis da FIA, em caso de empate, vence quem estava na liderança antes. Mas filme é filme, e se levassem essa regra em consideração, não haveria história.

O nome do personagem principal, Relâmpago McQueen, é uma homenagem a Steve McQueen, ator americano aficcionado por carros e protagonista do filme Bullit, um dos primeiros do cinema em que há uma perseguição de carros - uma perseguição com um Mustang pelas ruas de San Francisco. Na época, foi totalmente revolucionário.

Luigi, o Fiat 500, é fã das Ferrari. Não por acaso, a scuderia do cavalinho faz parte do grupo Fiat desde a década de 60.

Michael Schumacher dubla Michael Schumacher Ferrari. Jay Leno dubla Jay Limo. Mario Andretti dubla Mario Andretti. Dale Earnhardt Jr., é piloto de corridas e dubla Junior, filho do The King. Na realidade Dale Jr. é filho de Dale Earnhardt (dã), lenda da Nascar sete vezes campeão da categoria, morto num acidente, em 2001. Homenagem mó legal.

Richard Petty, outra lenda da Nascar, dubla The King. Também tem sete títulos e seu carro mais famoso foi o Plymouth Superbird, um monstrengo que empresta a cara e a pintura para seu personagem. Homenagem mais legal ainda.

Coincidências:
O filme do Tom Cruise de chama Dias de Trovão, e o personagem se chama Relâmpago. No filme Dr. Hollywood, o personagem de Michael J. Fox quebra seu Porsche 356 Super 90 numa cidadezinha do interior, e depois de muitos acontecimentos, resolve ficar por lá. Sally Carrera é um Porsche Carrera que quebrou numa cidadezinha do interior, e resolveu ficar por lá. Tcharans.

6 comentários:

Unknown disse...

Eu sou BOM, muito BOM MESMO.

I´m on fire, babe.
*pshiiii*

minofez disse...

caralho jão, desenterrou todas do filme... hehhe.. toh afim de assistir, mas ver dublado no cinema é foda =/

e o steve jobs num faz nenhuma aparição??

Bassora disse...

cara, que post enorme, fugindo a regra deste blog. que otimo. eu nao havia lido nenhuma critica sobre o filme, ate' entao. vou assistir (so' dublado?). valeu joao!

G.G. disse...

Xoão maldito. não entendi nada.

o filme eh bom!?!?!?
pixar! pixar! pixar!

Unknown disse...

Se é bom?
é ÓTIMO!

minofez disse...

jão segundo o site adoro cinema a origem apra o nome de relâmpago eh diferente:
"- O sobrenome do personagem Relâmpago McQueen foi uma homenagem a Glenn McQueen, animador da Pixar que faleceu em 2002. "

acho a sua explicação mais plausivel.